Dra Fernanda Mielotti

Você sabia: Curiosidades sobre as pedras na vesícula

Você sabia: Curiosidades sobre as pedras na vesícula. Para encerrar nossa série de posts sobre a veícula biliar e suas famosas “pedras”, olha só que interessantes essas curiosidades que separamos sobre os cálculos biliares.

🔹 Pedras podem ser minúsculas… ou enormes!
Os cálculos biliares podem variar de menos de 1 mm (do tamanho de um grão de areia) até vários centímetros, podendo ocupar quase toda a vesícula!

🔹 Eles podem ser silenciosos por anos
Muitas pessoas vivem com cálculos biliares sem nunca sentir sintomas. Em alguns casos, eles só são descobertos em exames de rotina.

🔹 Perder peso muito rápido pode aumentar o risco
Dietas muito restritivas e cirurgias bariátricas podem levar à formação de cálculos, pois alteram o metabolismo da bile e favorecem o acúmulo de colesterol nela.

🔹 Mulheres são mais afetadas que homens
Hormônios femininos, como o estrogênio, aumentam a concentração de colesterol na bile, tornando as mulheres mais propensas a desenvolver cálculos, principalmente na gravidez ou com o uso de anticoncepcionais.

🔹 Alguns alimentos podem ajudar na prevenção
Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e cereais integrais, ajudam a manter o fluxo da bile e reduzem o risco de formação de cálculos.

🔹 Cálculos biliares já foram usados na medicina tradicional chinesa
Na medicina chinesa, cálculos retirados da vesícula de bois (chamados de “niu-huang”) eram valorizados por suas supostas propriedades medicinais e até usados em tratamentos de febres e infecções!

Se ficou alguma dúvida ou se quiser saber mais, entre em contato!

Saiba mais sobre esse assunto

Artigos relacionados